Tem um sósia seu por aí | Eu & Nós

Tem um sósia seu por aí

Você já ouviu falar de Michelangelo, o padeiro?

Por Marco Antonio Beck

 dois gêmeos se encarando

Não há quem não tenha ouvido falar de Michelangelo Buonarroti, que divide com Leonardo da Vinci o título de maior gênio de uma época genial: a Renascença italiana. Escultor, Michelangelo produziu obras-primas como o Moisés e a Pietá. Pintor, saíram de suas mãos os afrescos do teto e do altar da Capela Sistina. Arquiteto, projetou a cúpula da Catedral de São Pedro. Foi também poeta inspirado, deixando mais de trezentos sonetos e madrigais.

Mas você já ouviu falar de Michelangelo, o padeiro?

Ele nasceu em 6 de março de 1475 em Caprese – mesmo dia, mês, ano e lugar de seu afamado tocaio.

Coincidência? Sei não. Comigo aconteceu o mesmo: exatamente quando nasci, no mesmo instante, na mesma maternidade, nasceu outro Marco Antonio Beck.

Tá achando graça? Pois tem um sósia seu rondando por aí.

Nome, data de aniversário, local de nascença, tudo igualzinho.

Ou quase.

Quase, porque o Michelangelo padeiro foi um futuro que nunca aconteceu do Michelangelo artista. Uma pos-si-bi-li-da-de. O que Michelangelo seria se não decidisse virar aprendiz do pintor Domenico Ghirlandaio numa tarde de 1488 para arrepiar os séculos vindouros com sua arte.

E pensando no padeiro Buonarroti – que se tivesse acontecido morreria de tédio aos 27 anos por desistir de ser o que sua alma gritava para que ele fosse – eu pergunto:

Qual é a sua arte?

Ou, pra ser ainda mais preciso: qual é a sua arte? Aquilo que você ama fazer para seu próprio deleite e o de mais ninguém? Para seu confidencial autossorriso?

Quando encontrar a resposta, mesmo que pareça viajandona ou impossível, acredite nela.

Talvez falte definir os passos para chegar lá, o como da coisa, mas o quê da coisa não muda.

É você transbordando.

imagem: [phil h]

veja quem

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário