Sua criança está no comando? | Eu & Nós

Sua criança está no comando?

Pode ser num barraco de ciúmes, num acesso da baixa estima, na comparação com o ex ou a ex, na hora do DR…

Por Marco Antonio Beck

Já reparou que tem dois você fazendo cabo-de-guerra dentro de você?

Tem o adulto, que amadureceu com a idade e se sai muito bem em várias áreas da vida. E tem a criança interior, que é ótima pra celebrar, curtir, transbordar alegria… mas que não amadureceu pra lidar com assuntos de gente grande.

E daí, nessas áreas, ela enfia os pezinhos pelas mãozinhas.

Como no terreno dos relacionamentos é difícil encontrar alguém maduro de verdade, essa é uma das áreas em que nossa criança interior mais apronta.

Pode ser num barraco de ciúmes, num acesso da baixa estima, na comparação com o ex ou a ex, na hora do DR, num piro de carência, numa explosão de raiva, num ataque de culpa, numa crise de vitimização

Cada uma dessas reações – pode ver! – é típica da criança. E quando a criancinha está no comando nessas horas, pode escrever: vai dar merda!

Um jeito bem legal de perceber o quanto seu adulto e sua criança estão participando da sua vida é pegar uma folha de papel, dividi-la ao meio na vertical com um risco, formando duas colunas, e anotar no topo de cada uma delas: adulto e criança.

Daí comprometa-se a assinalar em cada coluna, por alguns dias (duas semanas é um tempo suficiente), os comportamentos que você reconhece como adultos e os comportamentos infantis.

Depois de fazer isso você terá um “relatório” bem fiel dos aspectos de criança que mais te atrapalham na vida e que você deve trabalhar pra mudar!

É o primeiro passo!

………

Se sua criança interior tem te sabotado e você quer um help profissional, escreva para euenos.relacionamentos@gmail.com e vamos conversar!

veja quem

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário