Somos sete bilhões de crianças precisando de aprovação | Eu & Nós

Somos sete bilhões de crianças precisando de aprovação

Por Marco Antonio Beck

homem com mãos coloridas

Somos sete bilhões de crianças esperando por aprovação do papai e da mamãe.

Pensei nisso lendo o que a Mariana escreveu sobre a armadilha da infância perfeita. Sem essa aprovação – a mesma que recebemos na infância ou que não recebemos mas queríamos receber – é como se não pudéssemos avançar, crescer, virar gente grande. Ficamos presos no passado feito garotos segurando lápis de cera diante da parede branquinha à espera de um “pode desenhar”.

Nossa infância foi cheia de sins? Esperamos outros sins porque era tão bom e a vida repete nãos. Foi repleta de nãos? Então, nada melhor do que um sim para aplacar a culpa imaginária de achar que só merecemos ouvir não.

Nos dois casos, esperamos por um sim mágico – por sete bilhões de sins mágicos. Eu espero, você espera, a Dilma espera, o Serra, o Neymar, o Obama, o Clint Eastwood, o Gianechini… Mas não existe sim mágico. Só o sim possível – da situação, da oposição, do Santos, da Casa Branca, de Hollywood, da quimioterapia.

O Renato Russo não perguntou o que você vai ser quando você crescer?

Vou ser alguém que diz um sim possível pra si mesmo ao invés de esperar ouvir um sim mágico dos outros.

Não é uma boa resposta, Renato?

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário