Sobre o que é o script da sua vida? | Eu & Nós

Sobre o que é o script da sua vida?

Nada de festejar ou de acusar o destino: é o roteiro diário das pequenas atitudes e das decisões cotidianas que leva a gente pro céu… ou pro inferno.

Por Marco Antonio Beck

atriz se maquiando diante de um espelho

Hoje de manhã, você lembra se acordou sorrindo? Ou neutro, morno, cinzinha? Ou será que acordou pesado, de luto com a vida?

Você lembra? Se não lembra, tente lembrar.

Pergunto isso porque seu dia, se você notar, segue um roteiro.

Um script feito de pequenas ações, atitudes desapercebidas, decisões cotidianas que se repetem… e que necessariamente trazem, todos os dias, um resultado.

Feliz ou infeliz.

Se o resultado é feliz, cool. Seu roteiro está de acordo com seu coração, suas pequenas ações te fazem sorrir, as atitudes desapercebidas acarretam uma sensação de bem-estar, as decisões cotidianas se repetem trazendo alegria e realização.

Mas se no fim do dia você se sente infeliz, se a angústia te acompanha, se você acorda de manhã e um dissabor se instala no teu coração antes mesmo que chegue o primeiro pensamento matinal… bem, aí, Houston, nós temos um problema!

Faz sentido?

E faz sentido concluir que nada mirabolante vai cair do céu e mudar isso? Primeiro, porque coisas mirabolantes raramente ocorrem – ou seja, não se pode contar com elas – e depois porque mirabolâncias podem nos entusiasmar por um tempo, mas se o roteiro das pequenas ações, atitudes e decisões não mudar, não mudaremos de verdade.

Agora seja sincero, prático e observador: examinando seu roteiro diário, o que te afasta de onde você quer chegar, nas pequenas atitudes que você comete todo dia?

E o que te aproxima?

imagem:  tealoveselle via Compfight cc

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário