Não tenha medo de mudar! | Eu & Nós

Não tenha medo de mudar!

Se você não prestou atenção naquela letra do Lulu Santos, tudo muda o tempo todo no mundo (inclusive o Lulu Santos).

Por Marco Antonio Beck

árvore fotografada nas quatro estações do ano

– Ai, que vontade de não mudar e deixar tudo como está, como era, como foi naquele dia perfeito da primavera de 1989.

Encastelados na nossa zona de conforto – que é o modo como arranjamos o cotidiano pra saboreá-lo ou suportá-lo, a depender do caso – é muito difícil que algo nos convença a deixar o castelo pra enfrentar o dragão dos novos aprendizados e mudar nosso comportamento por causa deles.

Primeiro, porque já enfrentamos tanto dragão até construir nosso castelo e ir morar nele que não me venha com esse papo de novos aprendizados porque eles demandam esforço e sentidos em prontidão – tipo aprender a dirigir ou destrinchar o manual do PhotoShop ou learn English, you know? – e eu mereço sombra e água fresca nesta altura do campeonato.

Segundo, porque todos adoramos estar sempre certos, mesmo quando errados, e novos aprendizados significam reconhecer que não estávamos tão certos assim, que há coisas que não sabíamos a saber.

Well, se você não reparou e nem prestou atenção naquela letra do Lulu Santos, nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia e tudo muda o tempo todo no mundo (inclusive o Lulu Santos).

De modo que não feche seus olhos, seus ouvidos, seus neurônios e sua alma para os novos aprendizados, que trazem a inestimável possibilidade de um novo você e, portanto, de um novo mundo.

Faz sentido pra você que, se aprender dói, arrepender-se de não ter aprendido dói bem mais?

imagem: joiseyshowaa via Compfight cc

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário