Um Curinga muda tudo! | Eu & Nós

Um Curinga muda tudo!

Quando acontecer o inesperado, o insuspeitado, o imprevisto, não se assuste nem se zangue.

Por Marco Antonio Beck

máscara sorridente do filme V de Vingança

“Ahá, um Curinga!”

É sempre a chance de mudar todo o jogo. Um Curinga na nossa mão abre perspectivas, implica decisões, fecha canastras, tira o poder da sorte ou do azar e permite que a gente decida.

O mesmo vale pra vida.

No vida, o Curinga é o imprevisto, o insuspeitado, aquilo que a gente não esperava e de repente acontece.

Quando a Espanha reuniu seus navios pra devastar a Inglaterra de Elizabeth I e jamais haveria os Beatles se isso acontecesse, foi o Curinga quem mandou um temporal inesperado que pôs a pique A Invencível Armada. Quando o Destino resolveu que um pequeno argentino chamado Jorge Luis Borges ficaria cego, adivinhe quem convenceu o Destino, só na lábia, a dar ao menino uma memória capaz de decorar livros inteiros antes de não vê-los mais, pra depois esse menino escrever universos com torres, tigres, espelhos e labirintos? Quando Alan Moore escreveu e David Lloyd desenhou os quadrinhos de V de Vingança, adivinhe de quem é o largo sorriso imutável daquela máscara espalhada hoje pelo mundo em cada protesto contra o sistema?

E naquele dia em que você estava tranquilo como a Espanha ou cego como Borges ou séria como a vida, não apareceu um Curinga que virou sua manhã de pernas pra cima, armou barraco na sua tarde rotineira, pintou o sete no que seria uma noite calma?

Então, quando acontecer o inesperado, o insuspeitado, o imprevisto, não se assuste nem se zangue.

Faça o contrário: sorria e agradeça porque a vida acaba de botar um Curinga na sua mão.

Pode ser hora de olhar para as coisas de outro ponto de vista – e fechar a canastra!

imagem: NateLove

SOBRE O AUTOR

Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Marco é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Emotional Freedom Techniques (EFT). Certificado em Psicologia Positiva pela metodologia do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard, é coautor do livro Saúde Emocional (Editora Ser+), colaborador do blog da Sociedade Brasileira de Coaching e colunista convidado do Obvious, o maior site colaborativo de cultura em língua portuguesa. Estudou psicologia junguiana, noética e pensamento sistêmico, além de trabalhar como ghost-writer – que é quem coloca em palavras as ideias de muitos autores que você lê. Criou junto com a Mariana o Eu & Nós, primeiro site brasileiro sobre Coaching de Relacionamento.

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário